Como a observação de pássaros pode melhorar sua saúde mental

Reduz o estresse

O estilo de vida moderno traz seus próprios estressores com pouco tempo para relaxar e descansar. Além disso, estamos grudados em nossos smartphones. As pesquisas mostram que esse aumento no tempo na tela está aumentando o estresse, a ansiedade e a depressão. A observação de pássaros pode oferecer às pessoas uma oportunidade de se conectar com a natureza e melhorar a saúde mental. Mesmo que você não possa sair de casa e/ou do trabalho, observar os pássaros de sua janela e tomar ar fresco diminui suas chances de depressão e faz você se sentir mais relaxado e uma melhora no seu bem-estar emocional e cognitivo. Lembre-se de praticas as caminhadas, as observações de pássaros ou qualquer outra atividade na NATUREZA são recomendadas para manter uma vida saudável.

Exercício Físico - Psicologia do Exercício

Para além dos benefícios para a saúde mental, numa época em que cada vez mais nos tornamos fisicamente inativos e vítimas de um estilo de vida sedentário, a observação de pássaros é uma atividade que envolve também atividade física, esforço físico, visto que é preciso estar em movimento para observar e relaxar com as pequenas criaturas que não param quietas.

Mudança de cenário

No feriado ou no final de semana, nem sempre você pode sair e mudar o ambiente onde vive. Por outro lado, uma hora de observação de pássaros transporta você para um ambiente completamente diferente, onde as preocupações diárias podem desaparecer da sua mente e contemplar a beleza da NATUREZA: os pássaros, as flores e insetos.

Atenção plena

A observação de pássaros é uma das melhores maneiras de permanecer no momento presente (mindfulness) enquanto observa comportamentos dos pássaros. Existem inúmeros benefícios da atenção plena na redução da ansiedade, estresse e pensamentos negativos. Nossas antigas práticas, como Yoga, enfatizam a atenção plena como uma prática diária e a observação de pássaros, nesse sentido, também não deixa de ser considerada meditativa.

Exercício cerebral

Ao observar os comportamentos dos pássaros, você precisa estar atento e ter altos níveis de memória de trabalho para esta atividade, pois são exigidas constantemente a atenção para perceber a cor da plumagem, o tipo de bico e alimentação, o tamanho, entre outras informações que precisa reter e lembrar para depois descrever no caderno de anotações, no texto para o Instagram, identificar a ave no WikiAves, etc.

          Durante o Passarinhar => Em zoologia, a Etologia (do grego: ἦθος ethos, “hábito” ou “costumeiro” e -λογία -logia, “estudo”) é a especialidade da biologia que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin (1850, apud Bowlby, 1982 [1]), cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente. Para Odum, 1988,[2] o estudo da conduta ou etologia, tornou-se uma importante ciência interdisciplinar que procura mais ou menos interligar a fisiologia, a ecologia e a psicologia. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etologia

Visão das Aves

Publicado em 31 out 1992 – A cor invisível do beija-flor: o psicólogo Emílio Takase prova que o beija-flor consegue discriminar diferentes tonalidades de ultravioleta. Leia mais em: https://super.abril.com.br/ciencia/a-cor-invisivel-do-beija-flor/


O olho humano é um sensor limitado, já que só enxerga a radiação eletromagnética que vai do azul ao vermelho. O beija-flor, no entanto, parece enxergar até a faixa do ultravioleta, situada entre as co… 


This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy